Minha lista de blogs

19 de fev. de 2011

A chegada de um novo gatinho.


Você se apaixonou por um gatinho e quer adotá-lo para fazer companhia ao(s) seu(s) bichano(s). A primeira coisa é saber que dificilmente a aceitação do ‘morador’ ao ‘intruso’ é imediata. Acontece, mas é difícil.

Na maioria dos casos, os desconhecidos bufam um para o outro e o dono, preocupado, acha que seu gatinho não irá aceitar o novato. Não é assim. O processo de adaptação leva algum tempo – em geral, de uma semana a um mês. E, na maioria dos casos, eles terminam dormindo juntos, brincando juntos, se lambendo ou, pelo menos, se tolerando sem maiores confusões.

O mais importante nesse processo é nunca esquecer que o novo morador é quem deve se adaptar à rotina da família e ao(s) gato(s) da casa, e não o contrário. Qualquer mudança de comportamento no seu gato, como perseguir ou tentar encurralar o recém-chegado, você deve afastar o novo gato, e não o contrário.

Se houver enfrentamento, separe o recém-chegado, ainda que seja um filhote, mesmo que o antigo morador tenha iniciado a briga. O mesmo vale para a bronca. Se tiver de dar uma bronca por conta dos desentendimentos, não chame a atenção do seu gato.

Seu gato não pode achar que o novo morador veio para atrapalhar ou tomar o seu lugar. Um gatinho magoado ficará bravo com o ‘intruso’ e pode até passar a rejeitar o dono.

Como o processo inicial passa por muitas bufadas, provocações e até algumas patadas, é importante que o novo gatinho fique separado quando o dono não estiver presente ou na hora de dormir, até que as coisas se acalmem. O ideal é trazer o novo membro da família no final de semana, quando os donos terão mais tempo para acompanhar a evolução do processo e interferir se o clima esquentar, mas sem alterar a rotina da casa.  
(Texto de Lucy Cardia - Site Adote um Gatinho)

Aqui em casa, a aproximação de um gato adulto no quintal de casa é uma tamanha afronta para o meu gato Guiguinho. Ele logo deixa claro para o gatinho o seguinte: quem manda aqui sou eu! hahaha Já quando o gatinho bebê é levado para dentro de casa por nós, a reação dele é oposta..ele se afasta de todos, deixando clara sua indignação e revolta pelo gato novo! E isso dura meses!
Para ser sincera, ele não se acostuma nunca com novo(s) gato(s)..Foi assim com o Fuffy (que ele ODIAVA, tadinho!), e é assim também com a Nina, os dois que vieram depois dele! Ele convive, mas não gosta da Nina. 
Mas felizmente não se atracam com frequência..rss 

Um comentário:

  1. Nhaaa que fofo seu texto amorinha, pelo jeito vc é viciadissima em gatos né?
    Eu adoro tudo, cachorro, gato e tenho 02 maritacas fofas ^^
    Bjokas amorinha e jaja tá chegando seus pincéis da sigma hein ;)

    ResponderExcluir